CONCEITO
Doutrina espírita, Espiritismo ou Kardecismo, é a doutrina codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que adotou o pseudônimo Allan Kardec;
em suas próprias palavras, "O Espiritismo é uma ciência que trata da
natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações
com o mundo corporal". A doutrina é baseada em cinco obras básicas,
escritas por Allan Kardec, através da observação de fenômenos que o
mesmo atribuía à manifestações de inteligências incorpóreas ou
imateriais, conhecidas como espíritos.
Porém, a manifestação de espíritos nunca foi validada por cientistas.
Seu trabalho foi posteriormente prorrogado por escritores como Léon Denis, Arthur Conan Doyle, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano, Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco, Waldo Vieira, Johannes Greber[4] e outros.
A doutrina espírita é por muitos dita ser uma ciência,
e por tal faz-se necessário esclarecimentos quanto ao termo a fim de
evidenciar que este é, neste caso, utilizado em sentido lato e não
estrito. Em sentido estrito, embora verdade que muitos cientistas
outrora tenham dedicado considerável tempo de suas pesquisas às
tentativas de comunicação com entidades incorpóreas - questão
cientificamente válida em princípio e certamente merecedora de atenção e
escrutinação, ainda mais considerada a época em que estas se deram com
intenso fervor, a mesma da invenção do telégrafo, aparelho que
demonstrara ser possível a comunicação instantânea à distância com ou
sem fios, algo certamente muito esotérico para os que o viam pela
primeira vez - é consenso científico hoje contudo que todas as buscas
por evidências que corroborassem a existência de espíritos não foram
afirmativas aos rigores do método científico: frente ao seu método inerente, e ao que se denomina por ciência
em sentido estrito, não há fatos conclusivos para a existência de
espíritos, e a ciência afirma claramente que não se tem ciência da
existência dos mesmos. A doutrina espírita não é, pois, uma cadeira
científica em estricto sensu, como são por exemplo a física, a biologia e a química,
ou mesmo uma área científica em estrito sensu. Entre os cientistas que
dedicaram-se à pesquisa de comunicação com os espíritos citam-se
frequentemente: William Crookes, Michael Faraday, A. Russel Wallace, Cromwel Varley, Oliver Lodge, William Barret, Frederico Myers, A.Morgan, Ernesto Bozzano, entre outros.
Contudo, valendo-se de metologia própria que quando não abandona
algumas premissas-base do método científico certamente o extrapolam e
também pelo limite do que se denomina ciência, os estudos acerca dos
espíritos e das evidências destes estudos, que afirmam corroborar sua
existência, foram continuados por muitos, encontrando-se estes
frequentemente relatados na obra de Kardec e na doutrina espírita, além
de também encontrarem-se presentes em um grande número de outras
religiões ou doutrinas similares.
A doutrina espírita em particular configura-se em verdade como a área
de estudos que engloba muitos dos preceitos da ciência, contudo também
preceitos significativos da filosofia e sobretudo da religião - neste
caso a cristã.
Buscando em princípio a co-harmonia entre estes, caracterizá-la como
completamente inclusa em uma de suas partes não se mostra, notoriamente,
adequado.
O Espiritismo tem expandido-se muito e hoje conta com um número
expressivo de adeptos em muitos países em todo o mundo, incluindo Espanha, Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Argentina, Portugal e especialmente em alguns países americanos, como Cuba, Jamaica e Brasil, que tem uma das maiores proporções e o maior número de seguidores do espiritismo em sua população.
HISTORIA
Durante o século XIX houve uma grande onda de manifestações mediúnicas nos Estados Unidos e na Europa.
Estas manifestações consistiam principalmente de ruídos estranhos,
pancadas em móveis e objetos que se moviam ou flutuavam sem nenhuma
causa aparente. Entre eles destacou-se o suposto caso das Irmãs Fox, nos EUA.
Em 1855, o professor Denizard Rivail, que depois adotou o pseudônimo de Allan Kardec, pretendia investigar o fenômeno que muitas pessoas afirmavam ter experimentado na época, das mesas girantes
ou dança das mesas, em que mesas e objetos em geral pareciam animar-se
com uma estranha vitalidade. Apesar de inciais afirmações aparentemente
céticas"Eu crerei quando vir e quando conseguirem provar-me que uma
mesa dispõe de cérebro e nervos, e que pode se tornar sonâmbula; até que
isso se dê, deem-me a permissão de não enxergar nisso mais que um conto
para dormir em pé", assegura-se que após dois anos de pesquisas, não tinha visto constatação de fraudes e nem um motivo para englobar todos os acontecimentos dessa ordem no âmbito das falácias
e/ou charlatanices. Pessoalmente convencido não só da realidade do
fenômeno, que considerou essencialmente real apesar das mistificações
existentes, mas também da possibilidade de ele ser causado por
espíritos, Rivail, em lugar de dedicar o resto de sua vida à busca por
"provar cientificamente" a explicação mediúnica
para esses pretensos fenômenos, sagrou-se a explorar as consequências
da hipótese de que fossem causados pela ação de espíritos.
Quanto à sua formação, pretendia ser discípulo de Pestalozzi, discípulo por sua vez de Rousseau, apesar da sua teórica pesquisa não seguir métodos estritamente científicosnaturalista. O seu intuito era dar algum suporte à espiritualidade humana numa época em que a ciência avançava a passos largos e as religiões
perdiam cada vez mais adeptos. Kardec julgava ter encontrado um novo
modo de pensar o real, que uniria, de forma ponderada, a ascendente
Ciência e a decadente Religião. Assim, Kardec defendia que fazia uso do empirismo científico para investigar os fenômenos, da racionalidade filosófica para dialogar com o que presumiu serem espíritos e analisar suas proposições, e buscou extrair desses diálogos consequências ético-morais úteis para o ser humano. Surgia aí, mais precisamente em 18 de abril de 1857, a doutrina espírita, sistematizada na primeira edição de O Livro dos Espíritos.
PRINCIPIOS
Nascido no século XIX, no dia 18 de Abril de 1857, com a publicação de O Livro dos Espíritos, o Espiritismo se estruturou a partir de pretensos diálogos estabelecidos por espíritos desencarnados que, se manifestando por meio de médiuns,
discorreram sobre temas religiosos sob a ótica da Moral Cristã, ou
seja, tendo por princípio o amor ao próximo. Desta forma foi
estabelecido o preceito primário da Doutrina, de que só é possível
buscar o aprimoramento espiritual através da caridade aos semelhantes
(Lema: Fora da caridade não há salvação), além de trazer a luz novas
perspectivas sobre diversos temas de grande relevância filosófica e
teológica.
O Espiritismo pretende chegar à compreensão da realidade mediante a integração entre as três formas clássicas de conhecimento, que seriam a ciência, a filosofia e a moral. Segundo Kardec, cada uma delas, tomada isoladamente, tende a conduzir a excessos de ceticismo, negação ou fanatismo.
A doutrina espírita se propõe, assim, a estabelecer um diálogo entre as
três, visando à obtenção de uma forma original que, a um só tempo,
fosse mais abrangente e mais profunda, para desta forma melhor
compreender a realidade. Kardec sintetiza o conceito com a célebre
frase: “Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão
em todas as épocas da humanidade”.
É importante ressaltar ainda que, quem quer que acredite haver em si
alguma coisa mais do que matéria é, por definição, espiritualista,
independente de sua religião, sendo, portanto, o espiritualismo enquanto
oposição ao materialismo, o pilar fundamental da maioria das doutrinas
religiosas. No caso do Espiritismo, a principal diferença entre esta
doutrina e a maioria das demais religiões é sua crença na possibilidade
de comunicação entre o mundo corporal e o mundo espiritual, contudo, a
fé nesta possibilidade de comunicação gera grande confusão por parte dos
leigos entre o Espiritismo e as religiões afro-brasileiras, contudo,
cada uma delas possui origens completamente distintas umas das outras.
Allan Kardec, em "Obras Póstumas", propõe que o espiritismo seja uma doutrina natural,
passível de ser interpretada ou não como religião pelos homens, isto é,
capaz de colocar o homem – ou o espírito – diretamente em relação com
Deus.
A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos:
- Na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade;
- Na existência e imortalidade do espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina (para Kardec, a ligação entre o espírito e o corpo físico, é feita por meio de um conectivo "semimaterial" que denomina de perispírito);
- Na defesa da reencarnação como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos espíritos;
- No conceito de criação igualitária de todos os espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição, com aptidões idênticas para o bem ou para o mal, dado o livre-arbítrio;
- Na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), por meio da mediunidade (Essa comunicação é realizada com o auxílio de pessoas com determinadas capacidades - os médiuns, como por exemplo a chamada "escrita automática" (psicografia).);
- Na Lei de Causa e Efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos, segundo a qual nossa condição é resultado de nossos atos passados;
- Na pluralidade dos mundos habitados, a ideia de que a Terra não é o único planeta com vida inteligente no universo.
Além disso, podem-se citar como características secundárias:
- A noção de continuidade da responsabilidade individual por toda a existência do Espírito;
- Progressividade do Espírito dentro do processo evolutivo em todos os níveis da natureza;
- Volta do Espírito à matéria (reencarnação) tantas vezes quantas necessárias para alcançar a perfeição. Os espíritas não creem na metempsicose.
- Ausência total de hierarquia sacerdotal;
- Abnegação na prática do bem, ou seja, não se deve cobrar pela prática da caridade nem o fazer visando a segundas intenções;
- Uso de terminologia e conceitos próprios, como, por exemplo, perispírito, Lei de Causa e Efeito, médium, Centro Espírita;
- Total ausência de culto a imagens, altares, etc;
- Ausência de rituais institucionalizados, a exemplo de batismo, culto ou cerimônia para oficializar casamento;
- Incentivo ao respeito para com todas as religiões e opiniões.
Embora a Doutrina Espírita não seja oriunda do Brasil, este é o país que possui a maior quantidade de adeptos. A Federação Espírita Brasileira, que integra o Conselho Espirita Internacional, é a principal entidade divulgadora da Doutrina Espírita no Brasil. Outra organização de vulto é a Confederação Espírita Pan-Americana. Esta última não concebe o espiritismo como religião, centrando-se apenas nos seus aspectos filosóficos e científicos.
Com relação à questão da reencarnação, ela também não é pacífica,
como ilustrado quando do V Congresso Internacional de Barcelona (1934) onde, depois de extensas discussões, ficou estabelecido que:
- "...os espíritas latinos e hindus, representados pelos delegados da Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, França, Índia, México, Portugal, Porto Rico, Argentina, Colômbia, Suíça e Venezuela, afirmam a reencarnação como lei de vida progressiva, segundo a frase de Allan Kardec: 'Nascer, morrer, renascer e progredir sempre', e a aceitam como uma verdade de fato. Os espíritas não-latinos, representados no Congresso pelos delegados da Inglaterra, Irlanda, Holanda e África do Sul, consideram não haver demonstração suficiente para estabelecer a doutrina da reencarnação formulada por Kardec. Cada escola, portanto, fica em liberdade para proclamar as suas convicções a respeito de reencarnação."
- DISSIDÊNCIAS
Racionalismo cristão
Na cidade brasileira de Santos, em 1910 surgiu uma dissidência do movimento espírita, que se denominou "Espiritismo Racional e Científico Cristão" e, posteriormente, Racionalismo cristão, sistematizada por Luís de Matos e Luís Alves Tomás.
Ramatizismo
No Brasil, desde a segunda metade da de 1950, alguns centros espíritas seguem a doutrina ditada pelo espírito Ramatis (corporificada sobretudo nas obras psicografadas por Hercílio Maes).
Distinguem-se dos centros espíritas tradicionais em função da maior
ênfase ao universalismo (origem comum das religiões) e ao estudo
comparado de religiões e filosofias espiritualistas ocidentais e
orientais. Nota-se também a influência mais acentuada de correntes de
pensamento orientais (tais como o budismo e o hinduísmo) e a proximidade com a cosmogonia do espiritualismo universalista.
Apometria
Surgiu no Brasil, na década de 1960, como uma suposta forma de tratamento alternativo a doentes desenganados. O Dr. José Lacerda de Azevedo, do Hospital Espírita de Porto Alegre, fixou as Leis da Apometria.
Conscienciologia
Surgiu no Brasil, em meados da década de 1960, com o fim da parceria entre Chico Xavier e Waldo Vieira, quando este último iniciou pesquisa própria com o que denominou projeção da consciência.
Renovação Cristã
Surgida no Brasil, também como uma dissidência do movimento espírita, desde setembro de 2002.
Sem deixar de seguir a Doutrina Espírita, afirma fazê-lo com maior
seriedade do que o movimento brasileiro em si, argumento usado para o
afastamento.
Roustainguismo
Historicamente, na França e no Brasil, existiram conflitos entre "kardecistas" e "roustainguistas", consoante a admissão ou não dos postulados da obra "Os Quatro Evangelhos", coordenada por Jean-Baptiste Roustaing, nomeadamente acerca da natureza do corpo de Jesus.
Para os chamados "roustainguistas" Jesus teve um "corpo fluídico", de
origem material diferente da nossa matéria, já o os ditos "kardecistas"
acreditam que Jesus possuia um corpo de origem material, como de
qualquer ser humano.[24][25]
Hoje este conflito não mais existe, subsistindo apenas como reflexo
da opinião de setores isolados que, embora compondo o Movimento Espírita
Brasileiro, não representam a Doutrina Espírita. Acrescente-se a isto o
fato de que o espiritismo, compreendido como "doutrina dos espíritos",
não é "kardecista", pois não se trata de escola espiritualista criada
por Allan Kardec, cabendo ao mesmo tão somente o processo de codificação
- vale dizer, organização e disposição de princípios - e não o de
formulação dos mesmos, fato este reiterado pelo próprio Allan Kardec em
diversas de suas obras, notadamente em "O Livro dos Espíritos" e "A
Gênese".
ORGANIZAÇÕES
Federação Espírita Brasileira
A Federação Espírita Brasileira foi fundada em 2 de janeiro de 1884, no Rio de Janeiro. Em 2004 completou 120 anos. É uma sociedade civil, religiosa, educacional, cultural e filantrópica, que tem por objeto o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da codificação de Allan Kardec e nos Evangelhos
canônicos. O Departamento Editorial da FEB possui um catálogo de mais
de 400 títulos que totalizam 39 milhões de livros vendidos. Todos
inspirados na Codificação Kardequiana: romances, mensagens, contos, crônicas, textos científicos e filosóficos, além de CD-ROMs, vídeos, apostilas e CDs de canções espíritas.
Conselho Espírita Internacional
O Conselho Espírita Internacional
(CEI) é um organismo resultante da união das associações
representativas dos movimentos espíritas nacionais. Foi constituído em 28 de novembro de 1992 em Madrid, na Espanha. Seus objetivos são:
- Promoção da união solidária e fraterna das instituições espíritas de todos os países e a unificação do movimento espírita mundial;
- Promoção do estudo e da difusão da Doutrina Espírita em seus três aspectos básicos, quais sejam o científico, o filosófico e o religioso;
- Promoção da prática da caridade material e moral, conforme ensina a Doutrina Espírita.
O principal evento organizado pelo CEI é o Congresso Espírita Mundial, realizado a cada três anos.
Confederação Espírita Pan-Americana
A Confederação Espírita Pan-Americana, fundada em 5 de outubro de 1946 na Argentina,
é uma instituição internacional, que congrega majoritariamente
espíritas da América Latina. A CEPA possui instituições adesas e
filiadas em diversos países, e defende uma visão laica
a respeito do espiritismo. A organização assume posicionamentos
polêmicos entre os espíritas, como a desvinculação entre a doutrina e o
cristianismo e a necessidade de se atualizar o espiritismo em face da
ciência. Desde o dia 13 de outubro de 2000, a sede da CEPA passou a ser Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A atuação da CEPA no Brasil se dá, principalmente, através de eventos promovidos por instituições adesas, como o Fórum do Livre Pensar Espírita e o Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita.
- FONTE: - http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_esp%C3%ADrita
- - EU MESMO
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