Desta forma, o termo pode se referir a:
- Espiritualismo: uma doutrina filosófica que admite a existência do espírito como realidade substancial.
- Doutrina espírita: como codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec).
Precursores
John Dee (1527-1608) foi um matemático e astrólogo inglês que testemunhou a comunicação com os anjos através de médiuns.Jakob Böhme (1575-1624) foi um filósofo e místico luterano alemão. as suas idéias conquistaram muitos seguidores em toda a Europa e os seus discípulos ficaram conhecidos como os boehmistas.
Emanuel Swedenborg (29 de janeiro de 1688 – 29 de março de 1772) foi um cientista e filósofo sueco. Formado na Universidade de Uppsala no equivalente hoje a Engenharia de Minas, viajou pela Inglaterra, os Países Baixos e a França. Ao retornar ao seu país, Carlos XII da Suécia convidou-o para aluno do inventor Christopher Polhem, uma das figuras mais importantes no processo de industrialização do país.
Abalado pela morte do pai em 1736, passou a empregar o seu tempo livre para provar a existência da alma, o que desembocou num estudo de anatomia. Anos mais tarde, em 1743, durante um jantar em Londres viu um espírito que lhe disse: "Não coma demais". A mesma entidade manifestar-se-ia mais tarde, acordando Swedenborg de seu sono, identificando-se como Jesus Cristo e comunicando-lhe que o cientista tinha sido escolhido para revelar ao mundo o significado da Bíblia.
Franz Anton Mesmer (23 de maio de 1734 – 5 de março de 1815) descobriu o que chamou "magnetismo animal", também referido como "mesmerismo". O desenvolvimento das ideias e práticas de Mesmer levou o cirurgião escocês James Braid (1795–1860) a desenvolver o hipnotismo em 1841.
O espiritismo incorporou e conservou algumas práticas inspiradas ou diretamente tiradas do Mesmerismo, entre as quais o passe, e a chamada "água fluidificada" (fluidoterapia), utilizada como um remédio para o corpo físico e o corpo espiritual.
Os céticos suspeitaram que isto foi apenas um engano inteligente e uma fraude. De fato, Margaret posteriormente confessou a utilização das juntas dos dedos dos seus pés para produzir sons. E embora tenha vindo a retratar-se desta confissão, tanto ela como a sua irmã Catherine ficaram amplamente desacreditadas, tendo vindo a falecer na pobreza. Todavia, a crença na capacidade de comunicar-se com os mortos cresceu rapidamente, constituindo um movimento religioso chamado moderno espiritualismo, e contribuindo em grande medida para as ideias de Allan Kardec.
Logo após as notícias acerca das Irmãs Fox terem chegado à França, o interesse do público foi despertado pelo que por vezes foi denominado de "telégrafo espiritual". No início uma mesa girava com a "energia" dos espíritos presentes através de um ser humano intermediário (de onde a expressão "médium"). Mas, como o processo era demasiado lento e embaraçoso, um novo foi criado, supostamente por uma sugestão dos próprios espíritos: a "tábua falante".
Os primeiros exemplares de "tábuas falantes" eram cestos atados a um objeto pontiagudo que se movia sob as mãos dos médiuns, apontado para letras impressas em cartões espalhados em volta de, ou gravados em, uma mesa. Tais dispositivos foram chamados "corbeille à bec" ("cesto com um bico"). O objeto pontiagudo era normalmente um lápis.
Esses dispositivos eram de montagem e operação simples. Uma sessão típica consistia em pessoas a sentar-se em uma mesa redonda, os pés a descansar nos suportes das cadeiras e as mãos sobre o tampo de mesa ou, mais tarde, na própria tábua falante. A energia canalizada dos espíritos pelas mãos dos presentes fazia a tábua movimentar-se e indicar as letras que, uma vez registadas por um dos presentes, formavam palavras, frases e orações inteligíveis. O sistema foi um primitivo e menos eficiente antecessor dos tabuleiros Ouija que posteriormente se tornariam tão populares.
Kardec e a Doutrina Espírita
Em França, o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail interessou-se pelo espiritismo quando ouviu falar das Irmãs Fox, mas o seu primeiro contato com o fenómeno foi por meio das tábuas falantes parisienses em 1854. As explicações para a causa deste, do mesmo modo que o sistema filosófico delas derivado, constituiu a base da chamada doutrina espírita.As investigações de Rivail resultaram na publicação, sob o pseudónimo de Alan Kardec, de "O Livro dos Espíritos" (1857), o "Livro dos Médiuns"" (1861), "O Evangelho segundo o Espiritismo" (1864), "O Céu e o Inferno" (1865) e Génesis (1868). Em 1858 fundou a "Revue Spirite", que dirigiu até 1869, ano em que faleceu.
Muitas personalidades de renome, na Europa e nos Estados Unidos vieram a abraçar o espiritismo como uma explicação lógica da realidade, inclusive de temas relacionados com a transcendência, como Deus e a vida após a morte.
Na atualidade
O espiritismo é considerado como uma pseudociência ou superstição nos círculos e céticos. O físico e epistemólogo argentino Mário Bunge (1919–), em sua obra "Investigación científica" (1969), inclui-o em sua lista de pseudociências, por não cumprir com os requisitos básicos do método científico.James Randi é de opinião de que a aceitação do espiritismo por parte do escritor escocés sir Arthur Conan Doyle (célebre por suas histórias sobre o detetive Sherlock Holmes) legitimou esta crença - que Randi considera como "incrívelmente ingénua" - como religião.
O Espiritismo na Academia
Embora a crença em uma vida após a morte remonte à pré-história, conforme o testemunham os rituais de sepultamento desde o Paleolítico Superior e o culto aos ancestrais na Antiguidade, o surgimento do espiritismo em meados do século XIX, a partir das manifestações das Irmãs Fox nos Estados Unidos despertou não apenas o interesse popular - expresso nas "mesas girantes" ou pelo tabuleiro Ouija -, mas também o da academia. Entre os pesquisadores que se dedicaram aos chamados "fenómenos psíquicos", citam-se por exemplo:- Albert de Rochas
- Alexandre Aksakof
- Alfred Russel Wallace
- Allan Kardec
- Brian Weiss
- Cesare Lombroso
- Charles Fort
- Enrico Morselli
- Erlendur Haraldsson
- Ernesto Bozzano
- Frank Podmore
- Frederic Myers
- Giovanni Vailati
- Guy Lyon Playfair
- Hermínio Corrêa de Miranda
- Hernani Guimarães Andrade
- Ian Stevenson
- James Randi
- Johann Karl Friedrich Zöllner
- Oliver Lodge
- Paul Gibier
- William Crookes
O Espiritismo e a Medicina
Históricamente, em termos de Medicina, indivíduos com sintomas como audição ou visão de espíritos foram tratados como sendo portadores de transtornos mentais, e hoje em dia ainda o são, dado o não reconhecimento científico da existência de espíritos ou entidades sobrenaturais responsáveis por tais fenômenos.
Sendo verdade que desde 1998 a Organização Mundial de Saúde, que até então definia o conceito de saúde apenas como o estado de completo bem-estar biológico, psicológico, e social do ser humano, passou a defini-lo como o estado de completo bem-estar do ser humano integral, biológico, psicológico e espiritual, deve-se ressaltar que o termo espiritual nessa sentença não implica o reconhecimento da existência de espírito atrelado ao corpo, como alguns poderiam supor. A medicina não reconhece a famosa "possessão espiritual" conforme moldes religiosos, embora reconheça transtornos de "possessão" conforme definido inclusive na Classificação Internacional de Doenças.
A Classificação internacional de doenças (CID) em sua atualização de 2006, a CID-10, prevê, em seu item F.44.3 os chamados "Estados de transe e de possessão", definidos como:
- "Transtornos caracterizados por uma perda transitória da consciência de sua própria identidade, associada a uma conservação perfeita da consciência do meio ambiente."
- "Devem aqui ser incluídos somente os estados de transe involuntários e não desejados, excluídos aqueles de situações admitidas no contexto cultural ou religioso do sujeito."
A existência de espíritos e a possessão em moldes religiosos, ou seja, incorporação de espírito, permanecem assim, até a corrente data, como fenômenos que transcendem a realidade à luz da ciência, o que abrange não apenas as ciências naturais como também as sociais, a exemplo o sistema jurídico. Não se imbui inocência a alguém por esse dizer-se "possuído" no momento do delito, imputando-se assim a culpa ao espírito possessor e não ao réu, a exemplo.
Fenômenos de transe e possessão conforme entendidos nesse artigo, embora outrora houvessem sido alvo de investigações científicas, sobretudo nos séculos XVII e XVIII, têm por tal natureza totalmente religiosa e não encontram corroboração alguma à luz da ciência moderna.
Relação com o Catolicismo
A Igreja Católica, de acordo com uma tradição que remonta ao Antigo Testamento, proíbe a participação em sessões espíritas, por muito ligadas à ideia de reencarnação.
Desse modo, em repetidas ocasiões tem condenado, com extrema dureza, o espiritismo, embora acredite que os espíritas realmente têm contato com os mortos. É exemplo dessa atitude, o chamado Auto de fé de Barcelona (1861).A Congregação para a Doutrina da Fé, herdeira do Santo Ofício, em 1 de junho de 1917 condenou a prática do Espiritismo e proibiu aos católicos participarem, sob qualquer pretexto de reuniões espíritas:
- "(...) partecipare, con medium o senza medium, servendosi o no dell'ipnotismo, a sedute o a manifestazioni spiritiche, anche se hanno un'apparenza onesta o pia, sia s'interroghino le anime o gli spiriti, sai si ascoltino le risposte, sia ci si accontenti di fare da osservatori, quand'anche si dichiarasse tacitamente o espressamente che non si vuole avere alcun rapporto con gli spiriti cattivi."
O Catecismo da Igreja Católica, inclui a prática do espiritismo entre as de adivinhação e de magia, contrárias à virtude da religião.
Atualmente um novo grupo dentro do Catolicismo, a Renovação Carismática Católica, mostra-se mais aberto ao que os espíritas definem como prática mediúnica, defendendo a valorização de uma experiência pessoal com Deus, particularmente através do Espírito Santo e dos seus dons. Entre as práticas da Renovação Carismática destaca-se a da formação de grupos de oração.
Referências
- ↑ a b Verbete "Espiritismo" in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Consultado em 13 Mai 2011.
- ↑ Dicionário Eletrônico Houaiss de Língua Portuguesa 3.0. [S.l.]: Objetiva Ltda, 2009..
- ↑ Verbete "Espiritualismo" in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Consultado em 14 Mai 2011. Em sentido lato esta expressão pode referir ainda qualquer doutrina, filosófica ou religiosa, por oposição a materialismo.
- ↑ "Si le spiritualisme naît aux États-Unis en 1847, si le spiritisme est théorisé en France à partir de 1854, ni les sœurs Fox ni Kardec ne sont les 'inventeurs' d'une pratique qui semble vieille comme le monde et répandue dans tous les cultures." BOUCHET, Christian, Spiritisme, Pardès, 2004, p. 11.
- ↑ "(...) the most prominent features of modern Spiritism are found in the ancient practices of Necromancy" Liljencrants p. 10 e "(...) however sudden may have been the rise of Modern Spiritism, it can not be said to have sprung into being on unprepared soil, for its way had been broken by Swedenborgianism and Mesmerism, which may be said to have been its direct forerunners" p. 12 op.cit.
- ↑ TAGER, Djénane Kareh, Le Spiritisme, Plon, 2006, 4×10{{{1}}} de cobertura "Que disent les religions de la communication avec l'au-delà? Comment se sont développées les techniques de contact avec les morts, depuis l'invocation des oracles de l'Antiquité jusqu'à l'utilisation d'internet? (...)"
- ↑ Le spiritisme dans le monde. l'initiation et les sciences occultes dans l'inde et chez tous les peuples de l'antiquité de Louis Jacolliot Marpon et Flammarion, 1900.
- ↑ DOLE, George F. "A Thoughtful Soul: Reflections from Swedenborg". Swedenborg Foundation, 1995.
- ↑ KANT, Immanuel. "Dreams of a Spirit Seer".
- ↑ DOYLE, Arthur Conan. História do Espiritismo.
- ↑ a b Esclarecimentos sobre o que é o Espiritismo. ipepe.com.br. Página visitada em 13 de abril de 2010.
- ↑ Para muitas escolas budistas Buda não é um homem mas sim um estado, ou seja, o estado iluminado, e existem varios budas que fundamentam o budismo, portanto não seguem o ensinamento de um homem mas o ensinamento de diversos budas e bodhisatvas.
- ↑ Até aos nossos dias isso não se registrou, tendo as obras básicas da chamada "Codificação" permanecido inalteradas desde então.
- ↑ Kardecismo como Espiritismo: um Conceito. ceismael.com.br. Página visitada em 13 de abril de 2010.
- ↑ Dicionário Eletrônico Houaiss de Língua Portuguesa 2.0.1. [S.l.]: Objetiva Ltda, 2007. [1] (ligação disponível apenas para assinantes UOL.
- ↑ Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. [S.l.]: Nova Fronteira, 1999.
- ↑ Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. [S.l.]: Melhoramentos, 1998.
- ↑ Da Cunha, Antônio Geraldo. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. [S.l.]: Lexikon, 1986.
- ↑ APOMETRIA - (Biografia Dr. Lacerda). Caso do Jardim - Entidade Espírita Assistencial. Página visitada em 13 de abril de 2010.
- ↑ Ver: Triste episódio ocorrido em 1953 Consultado em 14 de Junho de 2008.
- ↑ Conforme o seu Art. 5, que estipulava: "A Religião Catholica Apostolica Romana continuará a ser a Religião do Imperio. Todas as outras Religiões serão permitidas com seu culto domestico, ou particular em casas para isso destinadas, sem fórma alguma exterior do Templo." In: Constituição Política do Império do Brazil Consultada em 13 de Julho de 2008.
- ↑ Este Código foi promulgado pelo Decreto nº 22.213, de 14 de Dezembro de 1890, mas só entrou em vigor seis meses após a sua publicação. Os seus artigos nrs. 157 e 158 proibiam expressamente "praticar o Espiritismo" e "inculcar curas de moléstias curáveis ou incuráveis", o que afetava diretamente as atividades das sociedades espíritas, cuja prática de receituário mediúnico homeopático era muito difundida à época.
- ↑ "(...) hoje ainda se observa a tendência de as tendas de umbanda levarem em seu nome o termo 'espírita', denotando a aceitação social maior que gozavam os adeptos de Allan Kardec." (PINHEIRO, 2004:276).
- ↑ GIUMBELLI, Emerson. "Kardec nos Trópicos". in Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 3, nº 33, junho de 2008, p. 14-19.
- ↑ Reformador, julho de 1953, p. 149.
- ↑ CARNEIRO, 1996:21.
- ↑ Op. cit., p. 21-22.
- ↑ Materialização de Egungun in Yorubana.com.br, Consultado em 2 nov 2011.
- ↑ *O uso da Ayahuasca e a Experiência de Transformação, Alívio e Cura, na União do Vegetal (UDV) Consultado em 29 mai 2012.
- ↑ Para maiores detalhes e referências, consulte Fenômenos espíritas e a ciência.
- ↑ "A ciência só pode determinar o que é, não o que 'deve ser', e fora de seu domínio permanece a necessidade de juízos de valor de todos os tipos" (Albert Einstein); "O homem domina a natureza não pela força, mas pela compreensão. É por isto que a ciência teve sucesso onde a magia fracassou: porque ela não buscou um encantamento para lançar sobre a natureza" (Jacob Bronowski). Ambas as citações conforme relatado por SINGH, Simon. Big Bang. p. 459.
- ↑ SINGH, Simon. Big Bang. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Record, 2006. ISBN 85-01-07213-3 Capítulo "O que é ciência?", e demais.
- ↑ F44 Transtornos dissociativos (de conversão). in FAU.com.br, consultado em 30 ago 2011.
- ↑ Deste tempos antigos, como em I Samuel 9:9 ("(Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente)."), e como prática corrente, como em I Samuel 10:6-24 ("E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem. (...)". Conforme o contexto, constituía-se numa prática arriscada, como ilustrado em II Crónicas 16:7-10.
- ↑ Outra evidência da existência desta prática entre o povo judeu, uma vez que não se proíbe aquilo que não existe: "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoireiro, nem feiticeiro; / Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; / Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. (Deuteronómio 18:10-12)
- ↑ O episódio da chamada Bruxa de Endor descreve o modo pelo qual era praticada a invocação do espírito dos mortos na região, à época, no que seria hoje considerada uma simples sessão mediúnica. Ver 1 Samuel 28:1-25.
- ↑ Mateus, 17:1-9.
- ↑ Sole Survivor - Vince Edwards, Richard Basehart, William Shatner, Lou Antonio - 1970
- ↑ "The Sixth Sense" (1999) Consultado em 5 jun 2011.
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- ↑ 'Depois da Vida' na TVI in PlanetaIdeal.pt, 5 Out 2010. Consultado em 27 Jun 2011.
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- ↑ Verbete "Espiritismo" in Enciclopédia Católica Popular, Consultado em 2 abr 2012.
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- ↑ Em uma versão livre: "(...) Participar, com um médium ou sem um médium, servindo-se ou não do hipnotismo, para as reuniões ou manifestações espíritas, mesmo que apresentem uma aparência honesta ou piedosa, tanto para interrogação de almas ou espíritos, como para ouvir respostas, tanto como contentar-se em agir como observadores, mesmo que tácita ou expressamente se declare que não haverá qualquer contato com os espíritos aprisionados [i.é, condenados]." Cronologia Espírita: 1914-1945 Tempos de Comoções in Grupo de Estudos Avançados Espíritas. Visitado em 4 Jun 2011.
- ↑ Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 2115 a 2117.
- ↑ Verbete "Espiritismo" in Enciclopédia Católica Popular, Consultado em 2 abr 2012.
- ↑ Conforme referido no texto bíblico: "A cada um é dada a manifestação do Espírito [Santo] para proveito comum. / A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; / a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; / a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas." (I Cor 12:7-10)
- ↑ Grupo de Oração, ambiente privilegiado de missão in RCCBrasil.org.br Consultado em 16 Jun 2011.
Bibliografia
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- CARNEIRO, Victor Ribas. ABC do Espiritismo (5ª ed.). Curitiba (PR): Federação Espírita do Paraná, 1996. 223p. ISBN 85-7365-001-X
- CAVALCANTI, Maria Laura V. C. O que é Espiritismo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
- DOYLE, Arthur Conan. História do Espiritismo (9ª ed.). São Paulo (SP): Editora Pensamento, 1995. ISBN 85-315-0780-4
- GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos. Uma história da condenação e legitimação do Espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.
- ISAIA, Artur Cesar (org.). Orixás e Espíritos: o debate interdisciplinar na pesquisa contemporânea. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006.
- MONTEIRO, Gerson Simões. O que ensina o espiritismo. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2007. 96p. ISBN 9788574782263
- PINHEIRO, Robson. Aruanda (pelo espírito Ângelo Inácio). Contagem (MG): Casa dos Espíritos Editora, 2004. 288p. ISBN 978-85-87781-14-7
FONTE: - http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo
- Eu mesmo
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